Visões Periféricas - Festival


Visões Periféricas 2014 – 8ª edição

A cada ano o Festival amplia o seu campo de visão. Quando assumimos a missão de pensar a periferia a partir de filmes, imediatamente surgiu uma questão: como fazer um festival que ao invés de propor uma ideia fechada fosse ele mesmo um espaço de questionamentos, de renovação sobre um conceito carregado de rótulos?
 
Cada filme conta uma história, mas seu universo não se encerra nele.  Existe uma rede de acontecimentos e sonhos que dá sustentação ao fazimento de uma obra. Em uma sociedade saturada por imagens o trabalho de curadoria de um Festival como o Visões não é fácil. Procuramos nos colocar o mais abertos a impressões, pensamentos, sentimentos provocados por aquilo que também respira além do filme, pela surpresa, pelo que ainda não foi dito, mas de repente salta aos olhos e faz desejar. Dessa forma vamos compondo uma cartografia que é orientada principalmente pelo afeto que atravessa o filme, pela sua potência de vida.
 
O Festival possui três eixos de trabalho: o audiovisual, a educação e a tecnologia. Articulando cada um desses eixos o Visões Periféricas chega a sua 8a edição para ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras, mas também repensar periferia como um conceito sujeito a deslocamentos e permanentes revisões. Em 2014 o festival irá acontecer de 12 a 17 de agosto no Oi Futuro Ipanema. Praça General Osório, Centro Cultural Justiça Federal, Cineclubes e comunidades populares do Rio de Janeiro (RJ).
 
Suas principais mostras procuram reunir os filmes a partir desses três pilares. Durante os dias em que acontece, o festival promove o encontro e diálogo entre o público e os diretores de diversas partes do país. Os filmes selecionados refletem a diversidade de contextos de realização e estilos formais. Do curta ao longa a intenção é compor um painel o mais plural possível do país. Acreditamos que juntar pessoas e filmes contém sempre algo de transgressor, revolucionário. Saber se o festival é um evento de filmes de periferia, sobre a periferia já não vem mais ao caso. O mundo girou, o país mudou. E as forças que hoje nos inspiram vem de diversos cantos e propõe linhas de fugas as mais diversas. 
 
O Visões Periféricas é um festival pioneiro no Rio de Janeiro, não só foi o primeiro a criar um espaço privilegiado para filmes e realizadores oriundos de oficinas, escolas livres e projetos de formação do Brasil, como também é pioneiro a realizar exibições sistemáticas em regiões da cidade que até então não eram contempladas por festivais desse porte, como as favelas cariocas.
 
É por tudo isso que hoje o festival é uma referência no país para jovens realizadores, pesquisadores e o público em geral. Convidamos a todos a participar desse processo de renovação do audiovisual brasileiro. Participe dessa 8a edição!
 
Coletivo Visões Periféricas
www.visoesperifericas.org.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 




© 2024 Visões Periféricas | Rivello/Menta