Mesa-redonda 2

Mesa 2 – 23.08 – 16h – Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro)
Audiovisual e Educação: diálogos possíveis
Em que estágio se encontra hoje o diálogo entre audiovisual e educação nas diversas esferas de intersecção: universidade, organizações não- governamentais e escolas.

Valter Filé:
atuou em projetos culturais e em ações educativas ligadas aos movimentos populares da Baixada Fluminense. Fez parte do grupo de Teatro do Oprimido com Augusto Boal no inicio dos anos de 1980. Fez parte da TV Maxambomba e da TV Pinel. Atualmente pesquisa TICs e memórias do samba carioca, tendo produzido uma série de programas sobre a vida e a obra de mais de quarenta e cinco compositores. É doutor em educação e professor da UFRRJ.

Daniela Araujo: jornalista, Mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela FEBF/UERJ, educadora audiovisual e produtora cultural, é Coordenadora de projetos na ONG BemTV Educação e Comunicação onde atua desde a fundação do grupo “Nós na Fita”, em 2000, e se despenha também como coordenadora audiovisual no “Cinema Paraíso”, projeto ligado ao Nucleo Interdisciplinar de Resistência e Arte - NIRA/Faculdade de Formação de Professores/UERJ.



Aida Marques: estudou cinema e literatura em Paris. De volta ao Brasil em 1978, passou a desenvolver intensa atividade no campo cinematográfico, trabalhando como montadora para a Embrafilme durante oito anos, enquanto montava, produzia ou dirigia filmes. Mestrado em Comunicação na ECO – UFRJ e doutorado em Cinema na ECA- USP. Chefe do Departamento de cinema e vídeo da UFF de 2006 á 2009. Atual Presidente do FORCINE – Forum Brasileiro das Escolas de Cinema e Audiovisual.






Tiago Dardeau (mediador): é pedagogo, mestrando em Educação pela UERJ. Trabalha em escolas desde 1998 e de lá para cá vem se especializando em mídia-educação. Já trabalhou com oficinas de Comunicação e contribuiu na construção de festivais de vídeo criados por e para adolescentes. Foi coordenador da escola Oga Mitá e hoje trabalha no NAVE (Núcleo Avançado em Educação - uma escola estadual em parceria com o instituto OI Futuro) como coordenador do curso técnico de Narrativas Digitais Interativas."
 

© 2024 Visões Periféricas | Rivello/Menta