Mostra competitiva Visorama

Rosane Svartman – direção e roteiro - se formou em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e tem mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Tecnologia e Estética. Ela é responsável pela direção de filmes de longa metragem tais como “Como Ser Solteiro” (1998, prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília e do Público no Festival de Cinema Brasileiro de Miami), cujo roteiro é de sua autoria, “Mais Uma Vez Amor” (2005), Desenrola (2011, vencedor do 9th Cine Fest Petrobras Brasil – NY), com roteiro de sua autoria, e Tainá 3 (lançamento janeiro 2013). Como escritora, tem livros lançados pelas editoras Jorge Zahar (“Melhores Amigas” 2006 e “Onde os Porquês Tem Resposta” 2003), Casa da Palavra (“Quando Éramos Virgens” 2006) e Nova Fronteira (“Desenrola” 2011). Atualmente escreve para a TV Globo a nova temporada de Malhação (Agosto 2012) e está em fase de desenvolvimento do longa-metragem “Pluft, o fantasminha”, baseado na peça homônima.

Júlio Pecly - carioca, 40 anos, roteirista e diretor de curtas e longas, participou de vários cursos de audiovisual populares, em comunidades, como, por exemplo, Cufa, Nós do cinema e Cinemaneiro. Sempre se destacando com curtas-metragens desde 2004, é fundador da Companhia Brasileira de Cinema Barato, ao lado de Marcelo Yuka, Leandro Firmino da Hora e Paulo Silva. É criador também do Cine Carceragem, cineclube que exibe filmes dentro de delegacias. Fez parte também da Boca de Filmes, produtora de curtas sediada na Cidade de Deus. No ano de 2007, seu filme de curta-metragem Sete Minutos, Baseado em um de seus contos, que roteirizou e dirigiu, venceu o Festival do Rio, sendo eleito o melhor curta pelos críticos. Roteirizou e dirigiu também outros nove curtas-metragens, com ampla participação nos principais festivais de cinema do país. Em 2009, a Companhia Brasileira de Cinema Barato, em parceria com a Cavídeo Produções, produziu seu primeiro longa-metragem de ficção, a comédia Vida de Balconista, com Mateus Solano no elenco. Em 2011 seu primeiro longa-metragem documental, Enchente, teve sua primeira exibição participando da Mostra Aurora, segmento voltado a diretores estreantes dentro da Mostra de cinema de Tiradentes-MG, renomado festival nacional. Atualmente Julio Pecly faz parte da equipe de criação de Malhação – Conectados, da Rede Globo, temporada 2011/2012.

Mostra competitiva Fronteiras Imaginárias

Mércia Britto – Consultora em economia criativa do Sebrae/RJ. Tem Formação Executiva em Cinema e Televisão na FGV Management, graduada em Serviço Social pela UERJ. Faz parte do grupo fundador da Escola Audiovisual Cinema Nosso, é membro da plataforma internacional de Gestores Culturais, Proyecta Cultura desde 2004. Atua com movimentos socais e audiovisual desde 1997. Na área cultural tem produzido diversos festivais de cinema como Festival do Rio, Cinemúsica, Tangolomango . É curadora do Festival de Cinema Estudantil de Barra do Piraí e produtora executiva do Longa Metragem “LUTO COMO MÃE” de Luis Carlos Nascimento.


Alfeu França - diretor e produtor de documentários. Seus filmes têm sido exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Foi o curador das mostras "Jece Valadão e os Filmes da Magnus" e "20X Pornochanchada", ambas realizadas na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Integrou o júri de festivais como Gramado, Vitória Cine Vídeo e Curta Cinema – onde hoje faz parte do comitê de seleção e programação.
 

Mostra competitiva Tudojuntoemisturado
Júri popular. Público internauta.

Júri Cinema da Gema (premiação extra) - Alfeu França

© 2024 Visões Periféricas | Rivello/Menta