Mostra Visorama

Emanuel de Jesus
Formado em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e pelo Núcleo de Vídeo da Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! Há três anos coordena o festival de vídeos Estética Central - projeto indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na categoria Novas Mídias em 2011.



Marcia Correa e Castro
Jornalista e mestre em educação pela PUC do Rio de Janeiro. Fundadora e coordenadora executiva da Bem TV - Educação e Comunicação, organização de Niterói, fundada em 1992 que usa a comunicação para envolver jovens no debate sobre uma sociedade mais solidária. Militante da educação e do movimento pela democratização da comunicação. Atuou também como professora de jornalismo comunitário e telejornalismo da Universidade Federal Fluminense.



Mostra Fronteiras Imaginárias

Babu Santana
Ator carioca. Integrou a oficina de atores Nós do Morro. Sua estréia no cinema foi no curta-metragem Na idade da imagem ou projeção das cavernas (2002), de Bruno Safadi. No mesmo ano, trabalhou no sucesso Cidade de Deus, de Fernando Meireles. Desde então, tem trabalhado constantemente em cinema em filmes como Uma onda no ar (2002), de Helvécio Ratton, As alegres comadres (2003), de Leila Hipólito, O homem do ano (2003), de José Henrique Fonseca, Redentor (2004), de Cláudio Torres, Quase dois irmãos (2004), de Lúcia Murat, Achados e perdidos (2005), de José Joffily, Batismo de sangue (2006), de Helvécio Ratton, e Cidade dos homens (2007), de Paulo Morelli. Por Maré, nossa história de amor (2007), de Lúcia Murat, e Estômago (2007), de Marcos Jorge, ganhou o prêmio especial da crítica no Festival do Rio 2007. Estrelou ainda Meu nome não é Johnny (2008), de Mauro Lima.

Paulo Halm
Formado em cinema pela UFF. É roteirista de Pequeno Dicionário Amoroso e Amores Possíveis, de Sandra Werneck, Dois Perdidos numa noite suja, Quem Matou Pixote?, entre outros. Dentre seus últimos trabalhos estão Desenrola (de Rosane Svartman), Não se preocupe nada vai dar certo (de Hugo Carvana) e Aparecida, uma história de fé (de Tizuka Yamazaki), os três em finalização e Quase Memória (Ruy Guerra), em fase de produção. É diretor de vários curtas metragens, destacando-se: Biu (1995), Bela e Galhofeira (1998), Retrato do Artista com um 38 na mão (2000) e O resto é silêncio (2003). Além de escrever e dirigir, Paulo Halm também atuou como professor de roteiro no Curso de Cinema da Universidade Gama Filho (2000-2007) e como cordenador do núcleo de dramaturgia da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2003-2007).

Premiação

A comissão do júri oficial irá selecionar (01) uma obra de cada competitiva exibida em sala de cinema (Visorama e Fronteiras Imaginárias). As obras vencedoras de cada mostra (Visorama e Fronteiras Imaginárias) eleitas pelo júri oficial receberão troféu e premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000,00.

Premiação mostra internacional Ibero-americana
Os filmes selecionados para esta mostra serão legendados em português por conta do festival. A obra vencedora será premiada com troféu. A organização do festival também se encarregará de promover a circulação do filme vencedor na rede Miradas.

Importante:
- a organização do evento reserva-se o direito de entregar os prêmios num prazo de até 90 dias (três meses) após a data do encerramento do festival.
- não recairão à organização deste festival ou a seus patrocinadores quaisquer responsabilidades pela repartição do valor recebido entre a pessoa que inscreveu uma obra vencedora e terceiros detentores de direitos sobre a mesma.

Votação online
As obras selecionadas para as duas mostras exibidas em internet (Mostra Tudojuntoemisturado e Mostra Imagens Remix) serão votadas por qualquer pessoa através do site do festival. A obra mais votada de cada mostra será premiada com um Tablet.

Prêmio Ateliê da Imagem
O Ateliê da Imagem comemora a parceria com o Festival Visões Periféricas 2011 (5ª edição) e institui o 1º Prêmio Ateliê da Imagem, oferecendo uma bolsa de estudo a um filme da mostra competitiva Visorama, eleito pelo júri oficial, cujo realizador seja residente na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Mais informações:

Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Av. Pasteur 453 | Urca | RJ
Tel. 21 2541-6930|2244-5660|2541-3314
www.ateliedaimagem.com.br

Premiação Ascine-RJ (Associação dos Cineclubes do Rio de Janeiro)
O júri composto por cineclubistas irá selecionar uma obra da mostra Cinema da Gema. Além de troféu o filme selecionado irá circular no Circuito Cineclubista Fluminense.

Para mais informações e esclarecimento de qualquer dúvida ligue para (21) 2226-9173 ou por e-mail contato@imaginariodigital.org.br

© 2024 Visões Periféricas | DESENVOLVIMENTO: RIVELLO / MENTA