Inscrição - Passo 1

Regulamento

  1. Filmes devem ter sido produzidos a partir de janeiro de 2009 e não podem ter sido selecionados na edição 2010 do Festival Visões Periféricas.
  2. Para efetuar a inscrição, o interessado deve acessar a ficha online no site do festival (www.visoesperifericas.org.br), preencher todos os campos obrigatórios e encaminhar os trabalhos, com foto(s) e outros materiais de divulgação (se houver), conforme orientação descrita no item 5 abaixo.
  3. Para efeito de inscrição e seleção pode-se optar pelo envio dos filmes de forma online ou por correio.
  4. Para envio online (upload) os arquivos podem ser gerados nos formatos WMV, AVI, FLV, MOV, 3GP e MPEG 4, resolução de tela mínima 320X240 pixels e tamanhos máximos:
    até 3’: 6Mb
    3 a 15’: 30Mb
    15 a 30’: 60Mb
  5. Para envio por correio serão aceitos trabalhos enviados por meio de Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), apenas nos formatos DVD Vídeo ou MINIDV. Caso seja obra produzida em outro país, DVD Vídeo (região 0 ou 4). O preenchimento da ficha de inscrição online é obrigatório também para o envio de material pelo correio, que deverá ser acompanhado do número do protocolo eletrônico gerado no ato da inscrição. O candidato deverá imprimir o protocolo e enviá-lo como comprovante de sua inscrição, juntamente com os materiais, para o seguinte endereço:
    Associação Imaginário Digital
    Rua Senador Vergueiro 250 A / AP. 906
    Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
    CEP: 22230-001
  6. Para cada filme deverá ser realizada uma inscrição em separado, mesmo que o autor deseje inscrever outros trabalhos.
  7. Não há restrição quanto aos gêneros dos filmes. Podem ser inscritas obras documentais, ficcionais, experimentais, dentre outras, desde que estejam dentro dos limites de tempo/ tamanho/resolução e em acordo com a temática proposta.
  8. Estão previstas formas de acesso aos trabalhos selecionados através de dispositivos móveis, internet e redes abertas Bluetooth. Os trabalhos que não estiverem nos formatos devidos para esses circuitos serão convertidos pelo Festival Visões Periféricas sem ônus para o realizador.
  9. Os proponentes premiados autorizam, sem direito a remuneração, que suas obras sejam disponibilizadas por prazo indeterminado para visualização no site do Festival, sendo este termo condição indispensável para o recebimento das premiações.
  10. Além da visualização e download, os proponentes autorizam que a organização do festival e seu patrocinador façam uso de trechos das obras inscritas desde que seja para exibição sem fins comerciais e pelo período de 1 (um) ano. Bem como autorizam, por prazo indeterminado, a inclusão de seus trabalhos em mostras e exibições sem fins comerciais, apenas com fins de divulgação do festival e das obras em si, por parte da organização do festival, assim como seu acesso a estudos e pesquisas acadêmicas.
  11. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente que inscrever a obra audiovisual no Festival Visões Periféricas 2011 a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, conexos e de imagem envolvidos na obra inscrita, cabendo exclusivamente ao mesmo obter o devido consentimento para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual contendo nome, imagem, obras e interpretações de terceiros, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se for o caso.
  12. O proponente que inscrever uma obra audiovisual no Festival Visões Periféricas 2011 exime, desde já, a Organização e os patrocinadores do projeto, de quaisquer responsabilidades relativas aos direitos autorais – patrimoniais e morais -, conexos e de imagem envolvidos na obra audiovisual inscrita.
  13. Todos os que se inscreverem e forem selecionados para as mostras competitivas e temáticas, independentemente de figurarem entre os premiados, podem optar por disponibilizar seus trabalhos no site do festival por tempo indeterminado, nos termos previstos no item anterior, desde que assinale o respectivo item da ficha de inscrição.
  14. As mostras competitivas e temáticas do evento, a partir das obras selecionadas, poderão eventualmente figurar em festivais e outros eventos no Brasil ou no exterior, o que fica autorizado por todos os autores responsáveis pelos trabalhos inscritos. Além disso, também fica autorizada a exibição dos trabalhos inscritos em programas especiais ou jornalísticos de televisão.
  15. Ao inscrever sua obra neste festival o realizador/proponente estará responsável por todos os registros obrigatórios para exibição temporária em mostras e festivais, tais como de Classificação Indicativa da obra, junto ao DEJUS (Ministério da Justiça) e CPB (Certificado de Produto Brasileiro), junto à ANCINE.
  16. Os casos omissos desse Regulamento serão decididos pela Organização do Festival.
  17. O ato de inscrição implica na concordância automática do proponente com todas as disposições do presente Regulamento.
Seleção de filmes
  1. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada pela comissão de organização do festival a partir de 26 de agosto de 2011 no site www.visoesperifericas.org.br.
  2. As cópias de exibição dos filmes selecionados que foram enviadas por meio online deverão chegar ao escritório de produção do festival até o dia 09 de setembro de 2011.
  3. Os filmes selecionados para as competitivas exibidas em salas de cinema deverão ter cópias de exibição disponíveis, preferencialmente, nos suportes MINIDV, HD ou PENDRIVE. A produção do festival se encarregará da devolução desses materiais em até 15 dias após o encerramento do evento, sem ônus para o realizador.
  4. A cópia de seleção enviada em DVD Vídeo poderá ser utilizada como cópia de exibição, desde que esteja em perfeito estado. Importante: é de inteira responsabilidade do realizador/proponente enviar cópias de exibição de alta qualidade.
  5. A tradução e legendagem das obras selecionadas para a mostra internacional Ibero-americana (competitiva), ficará por conta da organização do evento, sem ônus para o realizador/proponente.
  6. Os selecionados para as mostras competitivas Visorama e Fronteiras Imaginárias serão convidados a participarem do evento. Caso o produtor resida no Brasil e fora do Rio de Janeiro (RJ), a organização do evento se encarregará das despesas de transporte e hospedagem. Será oferecida apenas uma passagem e uma hospedagem para cada trabalho selecionado.
  7. Para as mostras com exibição em internet (Tudojuntoemisturado e Imagens Remix) serão selecionadas 10 obras de cada uma para votação online no site do festival no período a ser definido e divulgado pela organização do evento.
Premiação

A comissão do júri oficial composta por especialistas em audiovisual, educação e novas mídias irá selecionar (01) uma obra de cada competitiva exibida em sala de cinema (Visorama e Fronteiras Imaginárias). As obras vencedoras de cada mostra, eleitas pelo júri oficial, receberão troféu e prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).
Importante:
- a organização do evento reserva-se o direito de entregar os prêmios num prazo de até 90 dias (três meses) após a data do encerramento do festival.
- não recairão à organização deste festival ou a seus patrocinadores quaisquer responsabilidades pela repartição do valor recebido entre a pessoa que inscreveu uma obra vencedora e terceiros detentores de direitos sobre a mesma.
- em caso de premiação em dinheiro, o recolhimento dos impostos cabíveis, será de inteira responsabilidade dos responsáveis pelos filmes premiados.

Votação online

As obras selecionadas para as duas mostras exibidas em internet (Mostra Tudojuntoemisturado e Mostra Imagens Remix) serão votadas por qualquer pessoa através do site do festival no período a ser definido e divulgado pela Organização do evento.

Premiação Imagens Remix e Tudojuntoemisturado: o realizador da obra mais votada de cada mostra na internet será premiado com um Tablet.

Para mais informações e esclarecimento de qualquer dúvida ligue para (21) 2226-9173 ou por e-mail contato@imaginariodigital.org.br

Inscrições Encerradas!


© 2024 Visões Periféricas | DESENVOLVIMENTO: RIVELLO / MENTA