A criação da Rede de Experiências Ibero-americanas em Educação Audiovisual – festivais, mostras, escolas, oficinas e produções independentes foi anunciada durante o encerramento da 4ª edição do Festival Visões Periféricas no último dia 24 de outubro no Oi Futuro em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). A rede nasceu com o intuito de divulgar e promover a circulação dos filmes que participam de festivais e mostras da região ibero-americana, bem como criar um espaço de diálogo entre as iniciativas de educação em audiovisual existentes nesses países. Marcio Blanco e Karine Mueller do Festival Visões Periféricas (Brasil), Ramiro Garcia do Festival Nacional de Cine y Video Comunitario Cineenmovimiento (Argentina) e Daniel Bejarano do Festival Ojo AL Sancocho (Colômbia) firmaram o acordo que inicialmente irá promover a circulação dos filmes vencedores da última edição dos três festivais. Leia a carta de compromisso na íntegra:

Miradas en Movimiento / Visões em Movimento

Rede de Experiências Ibero-americanas em Educação Audiovisual – festivais, escolas, oficinas e produções independentes

Nos distintos países da região ibero-americana, múltiplas experiências no âmbito da educação audiovisual buscam promover novos olhares sobre a sociedade e seus diversos aspectos.  Essas experiências estão comprometidas com a construção de uma identidade ibero-americana que incentive a pluriculturalidade e os valores de liberdade, solidariedade, paz e justiça.

A partir da produção e difusão audiovisual essas experiências fomentam e facilitam o intercâmbio de conhecimentos, saberes, práticas e pessoas com o objetivo de criar espaços de reflexão sobre a identidade e as questões sociais e culturais de seus países.


Essas experiências estão distribuídas em todos os países da região ibero-americana e desempenham um papel muito importante em seus locais de origem. Neste momento identificamos uma necessidade de criar diálogos entre os países e suas experiências em educação audiovisual. Por isso estamos reunidos hoje para dar início a conformação de uma rede que dê visibilidade, reconhecimento e promova a integração entre essas experiências em nível ibero-americano.

Reuniram-se no dia 24 de outubro de 2010, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante a 4ª edição do Festival Visões Periféricas representantes de três países: Argentina, Brasil e Colômbia para firmar um convênio de colaboração mútua que realize esses objetivos.

Como primeira ação, os representantes aqui presentes se comprometem a produzir uma edição em DVD de filmes selecionados em cada um de seus projetos para que circulem em festivais e mostras da região ibero-americana no ano de 2011. Também se comprometem com a construção de um portal na internet que abrigue informações dos integrantes da rede que chamaram de Miradas em Movimiento / Visões em Movimento - Rede de Experiências Ibero-americanas em Educação Audiovisual – festivais, escolas, oficinas e produções independentes.

Assinam este compromisso,

Marcio Blanco e Karine Muller

Festival Visões Periféricas

Associação Imaginário Digital


Ramiro Garcia

Associação Civil Cineenmovimiento

Festival de Video Comunitario Juvenil


Daniel Bejarano

Festival de Cine y Video  Ojo al Sancocho

Sueño Films Colombia


Objetivos e compromissos:

1 – Criar um portal bilingüe na internet para permitir a circulação de informação e filmes entre festivais e mostras que trabalhem com jovens realizadores de projetos de educação audiovisual.

2 – Realizar mostras simultâneas nos países que assinam o acordo.

3 – Cada festival ou mostra se compromete a legendar os filmes vencedores para fazerem parte de uma compilação que será produzida no final de cada ano para circular nesses festivais e mostras no ano seguinte.

4 – Abrigar filmes e material pedagógico que possam ser compartilhados na internet para utilização de professores e educadores de diversas áreas do conhecimento.

5 – Criar perfis no Facebook, Twitter e outras redes sociais para divulgação.

6 – Criar, manter e atualizar o blog da Rede.

7 – Responsabilizar-se por enviar e circular material nos países que assinam o acordo. O Festival Visões Periféricas está responsável por compilar os filmes em uma master que será enviada para os outros países.


© 2024 Visões Periféricas | desenvolvimento: rivello.net